Buscar
  • Dr. Maurício Prudente

Segunda opinião médica: entenda como funciona e porque é importante

As dúvidas em relação a um diagnóstico ou nas diferentes opções de tratamentos são alguns dos fatores que levam os pacientes a consultarem uma segunda opinião médica. Essa é uma prática bastante comum e que conta inclusive com o apoio da grande maioria dos médicos.



Uma segunda opinião médica consiste em consultar um outro profissional, que também é especialista em um determinado assunto, com o objetivo de esclarecer e elevar o grau de confiança do paciente sobre as dúvidas que ele tem sobre o seu caso e possíveis tratamentos.

Para pacientes com doenças cardiovasculares, por exemplo, é imprescindível buscar uma segunda opinião médica para analisar e discutir quais são os tratamentos mais eficientes, eficazes, menos invasivos e de melhor custo benefício.


Não podemos esquecer que as opiniões médicas podem ser diferentes, complementares e que também são passíveis de equívocos. E, isso pode acontecer, inclusive, com especialistas que contam com anos de experiência.


O próprio médico do paciente pode indicar uma segunda opinião para aumentar o seu nível de confiança e de seus familiares. Mas, é importante destacar que buscar a opinião de um outro profissional é direito do paciente e não deve haver qualquer constrangimento nesses casos. Afinal de contas, a confiança é essencial para o sucesso de todo e qualquer tipo de tratamento médico.


Dentre os principais benefícios de buscar uma segunda opinião médica, podemos citar:

5 visualizações0 comentário